Os
professores tem sentido essa mudança e percebido que ser professor hoje requer
novas habilidades para as quais não foram preparados, conforme podemos observar
na resposta à pergunta “o que é ser professor hoje, no atual contexto do século
XXI”:
É ser pai, médico psicólogo,
enfermeiro, tudo que eles não têm em casa, e depois, você ser professoro.
É
aceitar as diferenças superar as dificuldades que hoje encontrasse diante de
uma clientela em estágio mais avançado que tem o conhecimento em computador,
que conhece muito os eletrônicos. É estar lidando com as crianças e
adolescentes de inclusão, porque a aceitação esta aí, mas os professores não
tem preparação para poder estar lidando com tal situação, falta respaldo para o
professor, creio eu que não necessitam de ajuda só do professor, mas de
especialistas de outras áreas.
Os
resultados do desastre educacional apontam para necessidade de implementação
dos currículos de formação inicial e continuada incluindo discussões e aulas
práticas relacionadas aos desafios atuais, uma vez que, o choque com a
realidade da sala de aula tem despertado o sentimento de despreparo frente aos
novos desafios, podendo causar o “mal-estar docente”.
A
defasagem na educação e fato, o que não podemos ficar de braços cruzados e ver
o bonde passar e simplesmente ignorar nossa situação no quadro que encontramos.
Todos pedem por mudanças; sejam elas na educação, transportes, laser, saúde,
ação social entre outros setores, mas, o que fazermos, ou melhor, por onde
encontrar o caminha da tão famosa mudança. Querer não é na sua totalidade
poder, ainda mais onde deparamos com um quadro de políticos que estão se
beneficiando à custa da própria educação.
Diante
de tantas instabilidades na sociedade, a ação docente também sofre a
necessidade de alterações para se adequar ao contexto no qual está inserida.
Precisa acordar para realidade que se encontra, seja o professor que quer tão
somente seu salário no final do mês, aquele que não quer contribuir para o
desenvolvimento da sociedade ou mesmo aquele professor paraquedista.
O
professor tem que estar consciente de que não basta uma boa proposta
pedagógica, Podemos considerar momentos importantes para formação continuada do
professor, as horas e trabalho pedagógico coletivo, pois nesses encontros
periódicos programados ocorrem discussões e questões pertinentes ao ambiente escolar citando suas
possíveis melhorias para o ensino. A professora Maria do Rosário aborda a
questão de que precisamos manter informados e cabem alternativas para
aperfeiçoar o individuo.
A
participação de alunos na intervenção do grupo só enricou com sucesso a
apresentação. A conclusão e fato para
ter condições de ter uma aula com excelência e preciso ter um tempo onde o
individuo prepare sua aula e com isso realmente obter sucesso. O aprender
continuado e de responsabilidade também do professor, que deve além de consciência a preocupação em realizar
com êxito todos os meios possíveis para superar suas metas. A escola não pode
ser vista tão somente como o lugar do ensino, mas também onde aprende, cria e
acima de tudo momentos de
confraternizações.
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