Diante da realidade tecnológica proposta para
cada um de nós, ainda é um provocação fazer com que a UNEMAT continue cumprindo
o seu papel, honrando sua responsabilidade institucional na sociedade e
permanecendo no seu lugar, sem ser pulsada como atingida por um terremoto,
diante do fato de saber que, entre seus educandos, há uma que espera uma
estrutura diferenciada e totalmente voltada para o século XXI.
De fato, as ferramentas digitais estão em todos
os meios para quem pretende abraçar a causa e fazer a diferença, Contudo, fazer com que esses instrumentos auxiliem o ensino e a
produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa simples: exige
treinamento dos mestres.
Quando coloquei em sala de aula minha explanação, episódio este que
pretendia e pretendo mostrar a esta conceituada universidade que os meios que
utilizamos não seja visto apenas como um acessório ou aparato marginal. É
preciso pensar como incorporá-la no dia a dia da educação de maneira
definitiva. Posteriormente, é preciso levar em conta a construção de conteúdos
inovadores, que usem todo o potencial dessas tecnologias.
Há uma série de software disponível que oferecem recursos como
coloquei em outro momento para coordenadora desta entidade, e que, em nenhum
momento tentei difamar a instituição, por outro lado estou a manifestar-se que
o professor acredite que a tecnologia é maléfica, mas, sim, no sentido de
que ele não sabe como utilizar as novidades. Não se trata de saber ou não usar
um computador. Isso é o menor dos problemas. A questão em jogo é como usar
equipamentos e recursos tecnológicos em benefício da educação, para fins
pedagógicos.
Creio, que para o primeiro
passo é a alfabetização tecnológica, ou seja, ensinar a usar as máquinas, tendo
em vista que precisamos aprofundar-se no conhecimento e para completar temos
que criar conhecimento.
Imagine alunos e professores
passando a produzir conhecimento a partir de redes sócias, claro que não é um
processo fácil, mas é necessário para que ambos tenham um entendimento em que
diz respeito a um grande vazio na parte de experiência.
Atualmente as redes de
relacionamento servem como forma de comunicação substituta das antigas e
demoradas cartas. A comunicação é mais rápida e eficaz, quase momentânea se
emissor e destinatário estão ligados na rede no momento da mensagem. Substitui
também os telefonemas, em alguns casos, e amplia a relação de interação entre
os amigos ou conhecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário