segunda-feira, 4 de junho de 2012

Conquistas


Diante da realidade tecnológica proposta para cada um de nós, ainda é um provocação fazer com que a UNEMAT continue cumprindo o seu papel, honrando sua responsabilidade institucional na sociedade e permanecendo no seu lugar, sem ser pulsada como atingida por um terremoto, diante do fato de saber que, entre seus educandos, há uma que espera uma estrutura diferenciada e totalmente voltada para o século XXI.
De fato, as ferramentas digitais estão em todos os meios para quem pretende abraçar a causa e fazer a diferença, Contudo, fazer com que esses instrumentos auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa simples: exige treinamento dos mestres.
Quando coloquei em sala de aula minha explanação, episódio este que pretendia e pretendo mostrar a esta conceituada universidade que os meios que utilizamos não seja visto apenas como um acessório ou aparato marginal. É preciso pensar como incorporá-la no dia a dia da educação de maneira definitiva. Posteriormente, é preciso levar em conta a construção de conteúdos inovadores, que usem todo o potencial dessas tecnologias.
Há uma série de software disponível que oferecem recursos como coloquei em outro momento para coordenadora desta entidade, e que, em nenhum momento tentei difamar a instituição, por outro lado estou a manifestar-se que o professor acredite que a tecnologia é maléfica, mas, sim, no sentido de que ele não sabe como utilizar as novidades. Não se trata de saber ou não usar um computador. Isso é o menor dos problemas. A questão em jogo é como usar equipamentos e recursos tecnológicos em benefício da educação, para fins pedagógicos. 
Creio, que para o primeiro passo é a alfabetização tecnológica, ou seja, ensinar a usar as máquinas, tendo em vista que precisamos aprofundar-se no conhecimento e para completar temos que criar conhecimento.
Imagine alunos e professores passando a produzir conhecimento a partir de redes sócias, claro que não é um processo fácil, mas é necessário para que ambos tenham um entendimento em que diz respeito a um grande vazio na parte de experiência.
Atualmente as redes de relacionamento servem como forma de comunicação substituta das antigas e demoradas cartas. A comunicação é mais rápida e eficaz, quase momentânea se emissor e destinatário estão ligados na rede no momento da mensagem. Substitui também os telefonemas, em alguns casos, e amplia a relação de interação entre os amigos ou conhecidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário